ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

O que é? 

Escolher uma profissão é uma decisão importante em nossas vidas, pois é nesse momento que surgem tantas dúvidas e indecisões. Acabamos fantasiando profissões e também introjetando informações de pais e parentes, que quando chega o momento de escolher, a única coisa certa por vezes, é a dúvida.
A orientação profissional apresenta-se como uma opção para solucionar esses conflitos pessoais. Trata-se de um acompanhamento com pessoa especializada, mais precisamente um psicólogo (a), que tem a proposta de esclarecer dúvidas sobre a carreira, informações sobre o mercado de trabalho e as profissões relacionadas, ou seja, um processo de conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Para entender melhor, este processo, a pessoa deve estar conectado com a busca pelo autoconhecimento, compreendendo melhor suas preferências, intolerâncias, potenciais, habilidades e principalmente as suas fragilidades.
Quando falamos em orientação, pensamos em ajudar as pessoas refletir e assim, com base no seu perfil e nas suas preferências, a mesma conseguir guiar suas escolhas. A diferença entre orientação vocacional e profissional, é que a vocacional está relacionada ao lado comportamental da pessoa (aptidão natural, um talento), já a profissional está associada aos aspectos mais técnicos. Apesar de diferentes, ambas caminham juntas e devem ser trabalhadas para que as decisões alcance maior êxito. 

Qual o objetivo? 

A sua função é ajudar o indivíduo a conhecer melhor suas habilidades e interesses e, dessa forma, conseguir associá-los às oportunidades profissionais.
Não necessariamente é uma decisão que tem que ser para vida toda, pois as pessoas podem se redescobrir e mudar de carreira ao longo da vida. Assim, a orientação também é essencial para auxiliar na reflexão de novos propósitos e criar oportunidades.
A orientação nos permite observar e entender o que impacta nos nossos sentimentos e, assim, conseguimos reagir melhor às diversas situações em que somos expostos. Nos permitindo ainda, valorizar as nossas próprias habilidades e competências, que é de extrema relevância na descoberta da nossa vocação pessoal e profissional, favorecendo escolhas mais assertivas e promovendo redução nos riscos de trocar de carreira futuramente. 

Como é feita? 

A orientação profissional é um processo sistemático que foca em duas etapas: autoconhecimento e conhecimento do mercado de trabalho. São realizados testes, entrevistas, e outras atividades, geralmente aprovadas pelo conselho regional de psicologia (CRP), que nos permite identificar aspectos conscientes e inconscientes que são fundamentais para auxiliar na hora de definir sua carreira.
Os resultados das sessões tem a finalidade de criar autonomia ao indivíduo, que ele consiga fazer suas próprias escolhas de forma consciente e alinhe talentos, preferências e limitações às possíveis profissões.
Pensando em benefícios que a orientação acrescenta, é uma conversar com alguém especializado e que, não possua laços afetivo com o orientado, o que acaba resultando em conclusões isentas de carga emocional.
Desta maneira , possibilitando uma escolha de forma consciente, que contribui para descomplicar a tomada de decisão e maiores chances de sucesso profissional e também em sua vida.