Como funciona a psicoterapia?

Vamos falar da psicoterapia psicanalítica individual. As sessões duram cerca de 50 minutos, podendo se estender por mais tempo. As sessões são semanais, dependendo do caso pode ter de duas até três sessões por semana. O pagamento do honorários devem ser discutidos entre profissional e paciente, antes de darem início ao processo. 

Existe um contrato entre as partes que regem as obrigações de cada um, como o sigilo das sessões, o que é permitido dentro do settings de atendimento, atrasos, faltas, remarcações e etc. 

Para a terapia funcionar, é necessário que haja entre o paciente e seu terapeuta, empatia. 

Neste processo, paciente e psicólogo trabalham juntos, afim de resolver questões desejadas. A principal ferramenta utilizada na psicoterapia é a “fala”, pois é através dela que o paciente poderá expressar todos seus pensamentos/sentimentos, tornando-os conscientes e entendendo melhor as motivações inconscientes. A análise está foçada em entender o subconsciente, com métodos que envolvem a livre interpretação de ideias, interpretação dos sonhos e análise de atos falhos de cada paciente. As sessões necessitam de um ambiente acolhedor, o especialista deve ter conduta objetiva, neutra e sem julgamentos. A psicoterapia é aliada para quem busca melhorar os aspectos emocionais. 

As sessões acabam por promover melhoras em momentos de angústia, permitindo que o indivíduo tenha maior entendimento frente às questões da vida. 

O acompanhamento de um profissional no dia a dia pode trazer transformações significativas para a vida, independente do motivo que o motivou a começar a psicoterapia. 

O profissional tem como sua função, ajudar o indivíduo identificar causas e os padrões comportamentais que possam estar o impedindo de ter uma vida mais saudável emocionalmente. 

A psicoterapia deve acontecer de maneira clara, trazer à tona emoções e experiências reprimidas, afim de tornar o inconsciente em consciente, ou seja, ilustrar os pontos que necessitam de atenção em nosso cotidiano, para que trabalhando neles, possamos atingir um estado de satisfação emocional. Com a analise, é capaz de tratar transtornos e perturbações psicológicas, como depressão, ansiedade entre outras. No tratamento, é possível resolver tanto os sintomas, como a causa geradora do sintoma. Desta forma, o objetivo é facilitar o processo de cura e reabilitação dos pacientes.