Avaliação Neuropsicológica, para que serve?
O que é ?
É um método diagnóstico, ou seja, um exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo. Nos permite estudar a atividade e o funcionamento dos sistemas cognitivos cerebrais através da exploração das capacidades humanas superiores. Com o teste neuropsicológico, avaliamos suspeitas de alterações cognitivas que podem ser resultantes de desordens neurológicas e outros transtornos mentais. A avaliação tem função bem específica e por vezes imprescindível, pois existem alterações que passam despercebidas em outos tipos de exames, e esta vem complementar técnicas de neuroimagem, exames radiológicos
Como é feito?
Iniciamos com uma entrevista para entender melhor a solicitação do exame e realizamos uma anamnese do paciente. Os pacientes são singulares e devemos sempre levar essa condição como premissa. Assim, a avaliação Neuropsicologica deve ser flexível e adequada para cada caso. Não se estabelece uma classificação restritiva dos tipos de investigação cognitiva. A avaliação é realizada por meio de entrevista e testes neuropsicológicos normatizados que registram informações tanto quantitativas quanto qualitativas. O profissional vai investigar o funcionamento cognitivo e estabelecer as habilidades e as dificuldades específicas de cada pessoa.
As conclusões tanto a partir dos resultados do paciente nos testes aplicados, quanto em seu comportamento e seu modo de execução dos mesmos, serão analisadas pelo profissional que vai com os resultados planejar a intervenção mais adequada caso necessário ou enviar os resultados para o especialista que solicitou o exame, e este propor uma terapêutica para o seu paciente.
Qual o objetivo?
O objetivo principal das avaliações neuropsicológicas é conhecer como funciona a parte neurocognitva de cada paciente. Algumas das habilidades avaliadas são: Atenção, memória e aprendizagem, linguagem, planejamento e organização (funções executivas), habilidades perceptivas e motoras, visuo-espaciais, habilidades acadêmicas, resolução de problemas, capacidade de raciocínio e julgamento, humor e comportamento.
Investigamos o perfil cognitivo na presença de queixas de desempenho ocupacional, de aprendizagem e comportamentais, com impacto na vida diária do paciente, para traçar uma possibilidade de tratamento, e junto com o médico, pensarmos numa possível recuperação cognitiva e retomada da vida cotidiana.
Quando é indicado?
A Avaliação Neuropsicológica é indicada nas seguintes demandas:
• Identificar lesões por quadros de demência, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico, anoxia e etc., lesões neurológicas.
• Quando da necessidade de diagnóstico diferencial entre uma síndrome psicológica e uma síndrome neurológica.
• Acompanhar a recuperação cognitiva ou evolução de uma desordem neurológica.
• Quando necessário entender o funcionamento cognitivo de uma pessoa afim de propor um trabalho de reabilitação ou desenvolver estratégias para lidar com as dificuldades vividas pela mesma.
• Elucidar questões acerca das capacidade do paciente gerir sua própria vida, por exemplo, capacidade de dirigir veículos, cuidar do seu próprio dinheiro, retornar ao trabalho ou à escola, viver independentemente, e conseguir identificar a necessidade de terapias e a mais indicada.